-
Arquitetos: Taylor Cullity Lethlean, Tonkin Zulaikha Greer; Tonkin Zulaikha Greer, Taylor Cullity Lethlean
- Ano: 2005
-
Fotografias:Peter Hyatt
Descrição enviada pela equipe de projeto. Paredes antirruídos e mobiliário de estrada para um novo trecho de 32 km da rodovia que liga a Hume Highway com a Melbourne Ring Road foram projetados em parceria com os paisagistas Taylor Cullity Lethlean junto com o artista e escultor Robert Owen, envolvido no processo criativo do projeto e modelagem de todos os elementos.
O projeto foi concebido para ser experimentado em uma velocidade de 110 km/h. Ele inclui três séries de paredes sólidas esculturais, uma ponte pedonal e um conjunto de parâmetros de projeto para ponde rodoviárias, barreiras de segurança e estruturas de retenção.
A principal série de Tonkin Zulaikha Greer, em um total de mais de 2 km de comprimento, foram feitos em chamas de aço austenítico, facetado e modelados com côncavos com dobras convexas, produzindo uma onda levemente ondulada de aço flutuante sobre a base de concreto escuro.
Uma segunda série de paredes feitas por Taylor Cullity Lethlean são translúcidas e transparentes, preservando a luz e as vistas das áreas residenciais. Este acrílico utilizado fui jateado com um padrão digital e coberto por lâminas coloridas de concreto pré-moldado. A terceira série, de Tonkin Zulaikha Greer, constroi sobre o relevo existente uma escultura de terra. O uso de gabiões e bermas de terra fazem o controle sonoro desejado.
Um elemento importante do trabalho é uma nova ponte pedonal, que foi concebida como uma porta de entrada para a distante cidade de Melbourne, visível do horizonte. A ponte, um curva complexa no plano e na elevação, é uma treliça em aço tubular unida com o aço austenítico, como as principais paredes antirruídos, como as principais paredes de som, que neste momento parecem saltar por cima da estrada, em um gesto de boas-vindas ou de despedida.